quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sensus: Dilma tem vantagem em Minas Gerais, mas indecisos, brancos e nulos somam 44,5%.

Pesquisa realizada pela Sensus em Minas Gerais por encomenda do PR (Partido da República) coloca Dilma Rousseff, do PT, em vantagem de cerca de cinco pontos sobre José Serra, do PSDB, nas intenções de voto de primeiro turno. Dilma aparece com 37,3% contra 32,1% de Serra. A margem de erro é de mais ou menos 2,5 pontos percentuais.

Na comparação com a rodada anterior, realizada em maio, Dilma oscilou positivamente, saindo de 35,9%, enquanto a variação de Serra foi negativa, partindo de 34,9%. A candidata do PT também aparece em vantagem na pesquisa espontânea, com 24,3% contra 18,0% de Serra. O presidente Lula ainda é citado por 6,1% dos eleitores. Os indecisos, brancos e nulos somam 44,5%.

A simulação de segundo turno apresenta empate técnico entre os dois principais candidatos, embora Serra tenha mostrado queda para 41,7% (tinha 44,0% na rodada anterior) e Dilma mostre situação de equilíbrio, com 40,5% (39,5% em maio).

A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 7,3% na pesquisa estimulada e 4,2% na espontânea.

O estado de Minas Gerais, segundo dados do TSE referentes a abril, tem 14,3 milhões de eleitores, que correspondem a 10,7% do eleitorado nacional. É o segundo maior em número de eleitores, ficando atrás de São Paulo, com 30,0 milhões (22,4% do país), e logo à frente do Rio de Janeiro, com 11,4 milhões (8,5% dos eleitores brasileiros).

Hélio Costa lidera – Na pesquisa para a eleição ao governo estadual, o candidato do PMDB, Hélio Costa, recebeu 21,1% na espontânea contra 12,2% de Antonio Anastásia, governador em exercício e candidato pelo PSDB. Os indecisos, somados aos brancos e nulos, chegam a 56,5%.

Na estimulada, Costa cresceu cerca de 14 pontos em relação a maio, passando der 35,3% para 49,5%. Anastásia teve variação negativa, de 22,7% para 20,7%. Hélio Costa tem rejeição de 15,4%, enquanto Anastásia chega a 19,3%. O candidato do PMDB é desconhecido de 7,7 dos eleitores. Já 36,2% dizem não conhecer Antonio Anastásia.

A pesquisa Sensus teve o trabalho de campo realizado nos dias 10 e 11, sendo feitas 1.500 entrevistas em 53 municípios de acordo com a representatividade dos grupos populacionais.

Importância de vencer em Minas

A vitória do candidato a presidente da República em Minas Gerais tem sido um pressuposto para a vitória nacional, conforme levantamento realizado pela revista “Veja” desde 1989. Nas cinco últimas eleições presidenciais, segundo a revista , o resultado da eleição em Minas foi parecido com o resultado nacional, com uma diferença média de 5,5 pontos percentuais.

Em trabalho realizado junto a especialistas em pesquisas, “Veja” (edição da semana) considera uma verdade a afirmação de que vencer em Minas Gerais é fundamental. Ao lado disso, a revista aponta quatro outras verdades e seis mitos sobre eleição.

Integram o bloco das verdades:

ü Debates na TV influem no resultado de uma eleição;

ü Economia interfere no resultado eleitoral;

ü Um deslize pode pôr tudo a perder; e

ü Taxa de rejeição acima de 35% inviabiliza um candidato.

Fazem parte dos mitos:

ü Ter palanques estaduais é fundamental para a vitória;

ü Indecisos podem definir eleição na reta final;

ü Copa do Mundo interfere na eleição;

ü Candidato a vice puxa votos;

ü As pessoas só começam a pensar em eleição quando tem início o horário eleitoral gratuito.

Fonte: Consultoria Santafé Idéias, de Brasília

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A semana de Lula

Segunda, 14
  • Lula inaugura, em Queluzito, Minas Gerais, o Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte, da Petrobras, que transporta gás natural para a Região Metropolitana de Belo Horizonte e para o Vale do Aço, em Volta Redonda.
  • Em Uberlândia, inaugura obras e assina ordens de serviço para serviços em rodovias no âmbito do PAC.
  • Em Uberaba, participa da 40ª Assembleia Nacional de Serviços Municipais de Saneamento.
Terça-feira,15
  • Termina o prazo para encaminhar ao Congresso os vetos à medida provisória, convertida em projeto de lei, que corrigiu os benefícios previdenciários superiores ao salário mínimo e extinguiu o Fator Previdenciário.
  • Lula participa de reunião sobre o PAC de Recursos Hídricos.
Quarta-feira,16
  • Reúne-se, em Manaus, com o presidente do Peru, Alan Garcia.
  • Participa, também em Manaus, da cerimônia de entrega de lanchas do programa Caminhos da Escola.
Quinta-feira,17
  • Participa,em Brasília, da abertura da Feira de Agricultura Familiar.
  • Lança o Plano de Safra da Agricultura Familiar 2010-2011.
  • Preside a reunião plena do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), das 9h às 13h no Palácio do Itamaraty.
  • Recebe, à tarde, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno.
Sexta-feira, 18
  • Inaugura, pela manhã, no bairro de Santa Cruz, Rio, siderúrgica da Thyssen Krupp.
  • Mais tarde, em Resende, aciona unidade de enriquecimento de urânio das Indústrias Nucleares do Brasil.

domingo, 13 de junho de 2010

British Council abre inscrições para o programa Climate Generation

O British Council, a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais, está com inscrições abertas até 8 de julho de 2010 para o programa Climate Generation. Serão selecionados cem jovens ativistas da América Latina e Caribe, sendo 25 do Brasil, que compartilham o interesse pela busca de soluções sustentáveis para os impactos das mudanças climáticas.

Como Climate Champions, os participantes do programa têm acesso ao conhecimento necessário para promover o debate sobre o tema em suas comunidades e elaborar projetos de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Também têm a oportunidade de solicitar apoio financeiro para seus projetos e candidatarem-se para participar de eventos nacionais e internacionais, como por exemplo, a conferência das Nações Unidas sobre o clima, COP16, que, em 2010, será realizada no México.

O programa Climate Generation, realizado em 60 países de todo o mundo, conta com uma rede de mais de 3000 pessoas, das mais variadas áreas da sociedade, como governos, empresas, universidades, escolas, meios de comunicação, ONGs, entre outras. Alguns exemplos dos participantes da rede incluem um cineasta independente da Finlândia, um músico do Nepal e uma estudante de engenharia civil de Bangladesh.

A América Latina é uma das regiões mais preocupadas com as mudanças climáticas. Os jovens têm um grande interesse no futuro e representam os líderes do amanhã, mas necessitam dos recursos, conhecimento e oportunidades para desempenhar este papel. Através de nosso programa Climate Generation, oferecemos aos jovens a capacitação em habilidades de comunicação e negociação que podem ajudá-los a colocar seus projetos em prática e a disseminar as preocupações de sua geração” comentou Huw Jones, Diretor do Programa Climate Generation para a América Latina.

Minha vida mudou de curso completamente após me tornar uma Climate Champion. Adquiri mais confiança e desenvolvi minha liderança para inspirar a mudança em outras pessoas. Participar da COP15, na Dinamarca, em 2009, junto com outros Champions de vários países, foi uma oportunidade incrível de mostrar a voz dos jovens para o mundo” – conta a Climate Champion de 16 anos Sofia Carvalho, de Brasília, DF, que fundou o MEMA - Mobilização Estudantil em prol do Meio Ambiente, para encorajar outros jovens a se unirem para promover a aplicação de práticas sustentáveis em suas escolas e comunidades.

Para participar, os candidatos devem ter entre 16 e 35 anos e estar engajados ativamente em algum projeto para combater as alterações climáticas. Ainda deverão fazer o upload de um vídeo no Youtube, preencher um formulário de inscrição e anexar duas cartas de referência que recomendem seu compromisso e entusiasmo com a busca de soluções para as mudanças climáticas.

No Brasil, o programa Climate Generation é realizado em parceria com a Escola Parque, uma renomada instituição educacional, com forte compromisso com a responsabilidade socioambiental em todos os projetos em que atua. O prazo para recebimento das inscrições é 08 de julho de 2010.

Sobre o British Council:
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para promover oportunidades educacionais e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resulte em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente, atuando em: Educação, Língua Inglesa, Ciências, Esportes, Arte e Mudanças Climáticas. O British Council é uma organização não-governamental com 75 anos de história e presente em mais de 100 países.

Para mais informações:

Site: http://www.britishcouncil.org.br
Email:
ana.bessa@britishcouncil.org.br