Na Avenida Marechal Câmara, centro do Rio de Janeiro, cheia de hotéis e de escritórios de órgãos públicos e empresas privadas, o comércio ambulante funciona como verdadeiras lojinhas de conveniência.
Vende-se ali, frutas, bebidas, alimentos empacotados...
sorvetes e cartões telefônicos. Prestam bons serviços para quem passa ali apressado carregando malas, notebooks, pastas pesadas. Neste trecho, o Rio veste terno e gravata. E pelas calçadas se ouvem saltos altos.
Rio de Janeiro, 18 de maio de 2010
sexta-feira, 28 de maio de 2010
Se temos no português porque derivar do inglês?
Tem uma palavra mais feia e cada vez mais usada, importada do inglês, que customizar? É usada no sentido de ajustar um produto ou serviço às necessidades específicas de alguém ou segmento de consumidores. Como se não tivéssemos, em português, uma verbo apropriado: personalizar.
O verbo customizar deriva-se do substantivo inglês: customer, que significa cliente, comprador.
Rio de Janeiro, 18 de maio de 2010
O verbo customizar deriva-se do substantivo inglês: customer, que significa cliente, comprador.
Rio de Janeiro, 18 de maio de 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
Ainda a Business Fashion - Senac Rio
Não dá mesmo pra falar de moda em Rio sem lembrar do que acontece nas praias da cidade, não é mesmo?
Por isso estava lá o simpático vendedor de mate geladinho com a dose exata de limão, para a alegria dos visitantes. Claro que fiz questão de pegar o copo que me cabia por direito e...
ainda ganhei de brinde, olha só: um pacote de biscoitos de polvilho Globo, dos legítimos. A Business Fashion aconteceu na semana passada, na Marina da Glória. Estive lá na terça. 18/05.
Por isso estava lá o simpático vendedor de mate geladinho com a dose exata de limão, para a alegria dos visitantes. Claro que fiz questão de pegar o copo que me cabia por direito e...
ainda ganhei de brinde, olha só: um pacote de biscoitos de polvilho Globo, dos legítimos. A Business Fashion aconteceu na semana passada, na Marina da Glória. Estive lá na terça. 18/05.
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segunda-feira, 24 de maio de 2010
Veja quanto se pode aprender numa linda feira de moda...
Na semana passada, me coloquei como repórter no lugar de uma empresária de pequenos negócios na área de criação, confecção ou de comercialização de vestuários, quando visitei a Fahhion Business - Senac Rio, instalada na Marina da Glória.
Na condição de empresária, o que poderia aproveitar desse evento? Muitas coisas e todas interessantes e agregadoras de valor à atividade. Esta foi minha conclusão antes mesmo de chegar à reta final da visita. Vamos por partes, seguindo as fotos que eu tirei:
Primeiro, visualmente, as instalações lindas, arejadas, simples e aconchegantes ao mesmo tempo, me dariam de cara mil idéias seu eu quisesse incrementar de forma barata e sem muito trabalho a decoração da minha loja ou atelier, ou loja/atelier. Vejam vocês, as almofadas dos sofás do Ponto de Encontro da Feira foram instaladas sobre estrados que são, na verdade, caixotes reforçados.
Apostou-se na reciclagem de materiais. O belo balção de atendimento, logo na entrada é recheado por latas daquelas de 20 litros de tintas que se pode recolher em construções.
As latas tiveram a cobertura raspadas e só. Com tampa podem ser utilizadas como pequenos depósitos. Abertas, abrigam plantas ou qualquer outro tipo de decoração ou de mostruário, desde que nelas sejam feitas instalação elétricas.
Olha só o guarda-volumes da Feira: Malas de verdade, daquelas feitas de uma espécie de papelão reforçado.
Outdoors feitos em tecido esvoaçantes conferem leveza ao ambiente e têm portabilidade. Servirão para outros eventos.
Aqui a decoração de um dos estandes. São painéis também com portabilidade. Podem voltar, inclusive para a decoração da loja ou atelier.
Esteoutro, apostou em transparências, uma forma de dar certa privacidade e conforto ambiental sem esconder o mais importante: as roupas em exposição.
Caixotes de frutas e legumes formam as estantes. A mesa é uma pedaço de madeira sobre cavaletes. Madeira rústica sem acabamento também nas paredes.
Acima e abaixo decoração com material com sobras e carretéis das próprias confecções.
Formas super especiais de se expor padronagens e texturas...
Olha que belo jeito de expor roupas e bijuterias. E, no chão, folhas que lembram o outona e que se secarem mais lindas ficam... Custo zero. Basta ir ao jardim ou parque e recolhê-las. Os garis agradecerão.
Um jeito muito legal e barato de deixar super lindos e com muito frescor os corredores de uma feira: grandes recipientes de vidro, que podem ser alugados, e ramas de árvores que podem lhes ser extraídas sem danificá-las. Vejam que nem muita água é gasta para a conservação do verde interior.
Esta é uma grande dica. Você sabia que pequenos negócios que trabalham com estamparias no varejo. Para vestir de novo aquele teu sofá de estimação, basta encomendar ao teu artista preferido o desenho e levá-lo com o tecido ao estampador. A metragem mínima de cada estampa é de 40 metros. Uma mão na roda para decoradores e estilistas. O senhor da foto faz propaganda do próprio negócio até na camiseta que veste.
Além de idéias sobre leiautes, quem visita feiras como a Business Fashion - Senac Rio entra em contato com fornecedores de cabideiros, estantes especiais e manequins...
Mas o forte de uma feira como esta são as possibilidades de negócios e vi amplos e comfortáveis espaços para contatos diretos entre fornecedores, criadores, confeccionistas e varejistas...
O bonito foi ver uma decoração estruturada para que não houvessem desnivelamento na apresentação dos estandes. Desculpem-me pela qualidade das fotos. Foram feitas de celular.
Na condição de empresária, o que poderia aproveitar desse evento? Muitas coisas e todas interessantes e agregadoras de valor à atividade. Esta foi minha conclusão antes mesmo de chegar à reta final da visita. Vamos por partes, seguindo as fotos que eu tirei:
Primeiro, visualmente, as instalações lindas, arejadas, simples e aconchegantes ao mesmo tempo, me dariam de cara mil idéias seu eu quisesse incrementar de forma barata e sem muito trabalho a decoração da minha loja ou atelier, ou loja/atelier. Vejam vocês, as almofadas dos sofás do Ponto de Encontro da Feira foram instaladas sobre estrados que são, na verdade, caixotes reforçados.
Apostou-se na reciclagem de materiais. O belo balção de atendimento, logo na entrada é recheado por latas daquelas de 20 litros de tintas que se pode recolher em construções.
As latas tiveram a cobertura raspadas e só. Com tampa podem ser utilizadas como pequenos depósitos. Abertas, abrigam plantas ou qualquer outro tipo de decoração ou de mostruário, desde que nelas sejam feitas instalação elétricas.
Olha só o guarda-volumes da Feira: Malas de verdade, daquelas feitas de uma espécie de papelão reforçado.
Outdoors feitos em tecido esvoaçantes conferem leveza ao ambiente e têm portabilidade. Servirão para outros eventos.
Aqui a decoração de um dos estandes. São painéis também com portabilidade. Podem voltar, inclusive para a decoração da loja ou atelier.
Esteoutro, apostou em transparências, uma forma de dar certa privacidade e conforto ambiental sem esconder o mais importante: as roupas em exposição.
Caixotes de frutas e legumes formam as estantes. A mesa é uma pedaço de madeira sobre cavaletes. Madeira rústica sem acabamento também nas paredes.
Acima e abaixo decoração com material com sobras e carretéis das próprias confecções.
Formas super especiais de se expor padronagens e texturas...
Olha que belo jeito de expor roupas e bijuterias. E, no chão, folhas que lembram o outona e que se secarem mais lindas ficam... Custo zero. Basta ir ao jardim ou parque e recolhê-las. Os garis agradecerão.
Um jeito muito legal e barato de deixar super lindos e com muito frescor os corredores de uma feira: grandes recipientes de vidro, que podem ser alugados, e ramas de árvores que podem lhes ser extraídas sem danificá-las. Vejam que nem muita água é gasta para a conservação do verde interior.
Esta é uma grande dica. Você sabia que pequenos negócios que trabalham com estamparias no varejo. Para vestir de novo aquele teu sofá de estimação, basta encomendar ao teu artista preferido o desenho e levá-lo com o tecido ao estampador. A metragem mínima de cada estampa é de 40 metros. Uma mão na roda para decoradores e estilistas. O senhor da foto faz propaganda do próprio negócio até na camiseta que veste.
Além de idéias sobre leiautes, quem visita feiras como a Business Fashion - Senac Rio entra em contato com fornecedores de cabideiros, estantes especiais e manequins...
Mas o forte de uma feira como esta são as possibilidades de negócios e vi amplos e comfortáveis espaços para contatos diretos entre fornecedores, criadores, confeccionistas e varejistas...
O bonito foi ver uma decoração estruturada para que não houvessem desnivelamento na apresentação dos estandes. Desculpem-me pela qualidade das fotos. Foram feitas de celular.
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