Especial para este Blog
Localizado na 404 Norte e com um novo endereço na 413 Sul, o Mercadinho La Palma conquista há quase 50 anos, pelos bons produtos que oferece, charme e simpatia dos proprietário e funcionários, clientes de todas as as faixas de renda, estilos e gostos na Capital Federal.
O fundador do estabelecimento, o senhor Ichikichi Saito, chegou à Brasília em 1964, oito anos após ter partido de sua terra natal, Fukushima Ken, no Japão. Com a esposa e filhos, começou a cultivar verduras variadas, que colhiam e colocavam num velho caminhão, junto a frutas selecionadas adquiridas no CEASA. O objetivo era abastecer os moradores das quadras 404/405 Norte e assim garantir o sustento da família.
O mercadinho foi administrado pelo fundador até 1986, quando decidiu se afastar dos negócios para se aposentar. Passou a responsabilidade para uma de suas filhas, Mariko e seu genro Rogério, atuais donos.
Hoje pode-se encontrar no La Palma desde produtos hortifrutigranjeiros, até queijos, frios e os mais finos vinhos das melhores safras. Christine Muniz, filha de Mariko, acredita que o carinho com que tratam cada cliente é o responsável pelo sucesso. Diz que muitas vezes os clientes chegam ao mercado pedindo produtos não disponíveis e logo algum dos atendente corre corre a providenciá-lo. E mesmo tendo um grande supermercado pertinho, Christine afirma que o La Palma não se abala com a concorrência. Por ser um estabelecimento menor, seleciona com mais cuidados seus produtos.
O La Palma recebe desde pessoas simples, até chefes de cozinha renomados em busca de comidas mais elaboradas. Mas a maioria dos clientes são os que buscam ingredientes diferentes para colocar em suas cozinhas.
Um grande diferencial do estabelecimento é o conhecimento sobre os diferentes temperos. As informações são cuidadosamente repassadas pelos proprietários aos funcionários que , assim, poderão melhor orientar os fregueses.
“Não adianta você ter um produto diferente, tentar introduzir esse produto no mercado se seus clientes não sabem para que serve”, afirma Christine.
Pode-se encontrar ainda no mercado, molhos prontos para Yakissoba, molho inglês especial para Empanados, óleo de girassol torrado, molho agridoce, óleo de Gergilim, entre outras iguarias da culinária Japonesa. Os preços variam de R$7,00 e R$18,00.Fazem entregas em domicílios nas regiões do Sudoeste, Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte e Lago Sul. Para mais informações acesse o site www.lapalma.com.br
Simpática e super receptiva, Mariko e Christine passaram a receita de um Yakissoba que significa simplesmente macarrão frito:
Ingredientes para quatro pessoas
600g de filé de Carne, Frango, ou Carne de Porco
- 1 pacote de 1/2 kg de macarrão próprio para Yakissoba (quem quiser economizar, a dica é usar miojo);
- Legumes variados (de acordo com seu gosto). Mariko usa: Cenoura, Acelga, Ervilha torta, Brócolis, Salsão e Cogumelo Shitake.
- Molho especial para Yakissoba
- Cortar os filés em tiras e refogar na manteiga e óleo (pode ser óleo comum ou óleo de Gergilim torrado)
- Adicionar sal, um dente de alho (ajuda tirar o cheiro da carne) e 1 colher de sopa de açucar. Cortar os legumes, procurando deixar todos do mesmo comprimento e largura (para não ter perigo de uns cozinharem menos que outros)
- Ir adicionando junto com a carne (depois de refogada) primeiramente os legumes que demoram mais tempo para cozinhar e por últimos os mais fáceis (deixar os legumes ao dente).
- Coloque o molho especial para Yakissoba, um molho de soja e o óleo de Gergilim torrado.
- Misturar tudo e seu Yakissoba está pronto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário