O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou , nesta quinta-feira (17) ao Congresso que, nos próximos dias, a instituição vai divulgar novas medidas com vistas a dar mais transparência aos spreads bancários. Com base na experiência internacional, Meirelles sustenta que os spreads são mais baixos quanto maior é a concorrência. Ele ressaltou mais uma vez a importância da aprovação do projeto que regulamenta o cadastro positivo, em tramitação no Senado.
Meirelles, o Banco Central deve passar a divulgar os diversos tipos de spreads para permitir a comparação pelo tomador de recursos. A metodologia de cálculo da composição dos spreads, segundo Meirelles, estaria sendo aperfeiçoada, de modo a se tornar mais legível para a sociedade.
Ele dá como exemplo a inadimplência. Considerada com base nas provisões, a inadimplência vai passar a ser calculada com base na perda esperada pelas próprias instituições e nas perdas reais ocorridas. Meirelles acrescenta que o Banco Central vem trabalhando na divulgação dos spreads do crédito direcionado.
Henrique Meirelles resume o trabalho como um aperfeiçoamento nos mecanismos de aferição e de cálculo da composição dos spreads para permitir aos correntistas cobrarem das respectivas instituições financeiras. No entendimento do Banco Central, essa transparência fortalece a competição entre os bancos.
Fonte: News Letter Politica&Poder
http://twitter.com/clarafavilla
Nenhum comentário:
Postar um comentário