Na semana passada, me coloquei como repórter no lugar de uma empresária de pequenos negócios na área de criação, confecção ou de comercialização de vestuários, quando visitei a Fahhion Business - Senac Rio, instalada na Marina da Glória.
Na condição de empresária, o que poderia aproveitar desse evento? Muitas coisas e todas interessantes e agregadoras de valor à atividade. Esta foi minha conclusão antes mesmo de chegar à reta final da visita. Vamos por partes, seguindo as fotos que eu tirei:
Primeiro, visualmente, as instalações lindas, arejadas, simples e aconchegantes ao mesmo tempo, me dariam de cara mil idéias seu eu quisesse incrementar de forma barata e sem muito trabalho a decoração da minha loja ou atelier, ou loja/atelier. Vejam vocês, as almofadas dos sofás do Ponto de Encontro da Feira foram instaladas sobre estrados que são, na verdade, caixotes reforçados.
Apostou-se na reciclagem de materiais. O belo balção de atendimento, logo na entrada é recheado por latas daquelas de 20 litros de tintas que se pode recolher em construções.
As latas tiveram a cobertura raspadas e só. Com tampa podem ser utilizadas como pequenos depósitos. Abertas, abrigam plantas ou qualquer outro tipo de decoração ou de mostruário, desde que nelas sejam feitas instalação elétricas.
Olha só o guarda-volumes da Feira: Malas de verdade, daquelas feitas de uma espécie de papelão reforçado.
Outdoors feitos em tecido esvoaçantes conferem leveza ao ambiente e têm portabilidade. Servirão para outros eventos.
Aqui a decoração de um dos estandes. São painéis também com portabilidade. Podem voltar, inclusive para a decoração da loja ou atelier.
Esteoutro, apostou em transparências, uma forma de dar certa privacidade e conforto ambiental sem esconder o mais importante: as roupas em exposição.
Caixotes de frutas e legumes formam as estantes. A mesa é uma pedaço de madeira sobre cavaletes. Madeira rústica sem acabamento também nas paredes.
Acima e abaixo decoração com material com sobras e carretéis das próprias confecções.
Formas super especiais de se expor padronagens e texturas...
Olha que belo jeito de expor roupas e bijuterias. E, no chão, folhas que lembram o outona e que se secarem mais lindas ficam... Custo zero. Basta ir ao jardim ou parque e recolhê-las. Os garis agradecerão.
Um jeito muito legal e barato de deixar super lindos e com muito frescor os corredores de uma feira: grandes recipientes de vidro, que podem ser alugados, e ramas de árvores que podem lhes ser extraídas sem danificá-las. Vejam que nem muita água é gasta para a conservação do verde interior.
Esta é uma grande dica. Você sabia que pequenos negócios que trabalham com estamparias no varejo. Para vestir de novo aquele teu sofá de estimação, basta encomendar ao teu artista preferido o desenho e levá-lo com o tecido ao estampador. A metragem mínima de cada estampa é de 40 metros. Uma mão na roda para decoradores e estilistas. O senhor da foto faz propaganda do próprio negócio até na camiseta que veste.
Além de idéias sobre leiautes, quem visita feiras como a Business Fashion - Senac Rio entra em contato com fornecedores de cabideiros, estantes especiais e manequins...
Mas o forte de uma feira como esta são as possibilidades de negócios e vi amplos e comfortáveis espaços para contatos diretos entre fornecedores, criadores, confeccionistas e varejistas...
O bonito foi ver uma decoração estruturada para que não houvessem desnivelamento na apresentação dos estandes. Desculpem-me pela qualidade das fotos. Foram feitas de celular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário