quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Projeto leva em conta geração de ocupação, renda e meio ambiente

Implantado no Bairro de Jacaraípe, município de Serra (Espírito Santo), em 2004, o projeto Lagoa do Juara aposta na criação de peixes em tanques-rede, para minimizar problemas gerados pela redução dos estoques naturais no corpo d’água.

O projeto, apoiado pelo Sebrae/ES, Fundação Banco do Brasil e prefeitura de Serra, já permite a sustenbilidade financeira de 34 famílias que contam com 150 tanques, duas balsas de apoio, duas embarcações e equipamentos diversos. Para impulsionar o projeto, Sebrae e parceiros apostaram em ações que fortalecessem o associativismo e a cooperação.

Em 03 de abril deste ano, a Associação de Pescadores do município de Serra inaugurou, à beira da Lagoa do Juara, o restaurante do projeto que passa, assim, para nova fase, a que dá valor agregado ao que é produzido. Não se vende ali mais ali apenas peixe in natura, mas também o peixe na panela, mais caro, o que permite maior renda aos pescadores e respectivas famílias.

Neste mesmo dia, representantes dos pescadores e da prefeitura assinaram o Termo de Compromisso para a Recuperação da Lagoa Juara, um dos mananciais mais importantes do município.

Em torno do projeto de criação de peixes, novas atividades florescem.Um dos pescadores é também proprietário de um conjunto de pedalinhos que diverte, nos fins de semanas, as crianças de de Vitória, Serra e região.

Acima, o diretor do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico do municipio de Serra, Jessé Moura Marques, durante visita ao projeto, nesta terça-feira, 01 de setembro de 2009.

http://twitter.com/clarafavilla

Nenhum comentário: