Nesta viagem por Minas e São Paulo pude comprovar a estratégia bastante agressiva de expansão das grandes redes varejistas, como o Magazine Luíza, tendo como foco pequenas e médias cidades do interior.
Na foto, bastante ruim por sinal, porque na contra-luz, o ponto da empresa, na rua principal de Itaúna (MG), que chegou impondo um novo modelo de atendimento e de instalações para que a clientela sinta-se benvinda. Digo impondo porque é visível a influência das inovações que trouxe nos estabelecimentos tradicionais da cidade.
O Magazine Luíza é apenas um amplo sobrado, mas tem um grande elevador que facilita o acesso de portadores de necessidades especiais e idosos ao mezanino, onde fica parte do mostruário de móveis e eletrodomésticos e o crediário. Tem banheiros sempre limpos, dignos de um grande shopping. Seus funcionários são treinados em São Paulo. Todo mundo pode comprar em uma loja que vende em dez vezes mesmo produtos abaixo de R$ 100. Na verdade, o grande produto dessas grandes redes éo crédito facilitado. E por aí vão fazendo a diferença.
Na foto, Isabel Favilla, de Brasília, escolhendo um presente de casamento para a prima Mariana, com a ajuda do Lucas, funcionário do Magazine Luíza de Itaúna.
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
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