segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Revista do Sebrae traz análises sobre a crise

A terceira edição da revista Pequenos Negócios&Finanças, publicação da Unidade de Acesso a Serviços Financeiros (UASF) do Sebrae Nacional, começa a ser distribuída nesta semana. Esta edição pode ser considerada especial por trazer, na seção Conjuntura, análises sobre a crise financeira mundial e de seus possíveis impactos na economia brasileira.

Foram entrevistados o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, além de vários formadores de opinião responsáveis pela pauta econômica de veículos da mídia impressa e televisiva de abrangência nacional.As opiniões são bastante convergentes: é preciso deixar o primeiro trimestre de 2009 passar para se fazer previsões mais consistentes sobre o comportamento da atividade econômica, quando a racionalidade dos fatos darão peso às avaliações mais pessimistas, como também às mais otimistas.


Para analistas do mercado, a variação do Produto Interno Bruto (PIB) deve ficar este ano entre 1,5% e 3%. Para o governo, 4%.O diretor Carlos Alberto ressalta que qualquer taxa positiva será relevante, levando-se em conta o contexto internacional recessivo. O importante, ressalta, é que o País mesmo com a esperada forte desaceleração pode crescer acima da média da década anterior.


A revista traz também reportagens sobre avanços no processo de construção das Sociedades de Garantias de Crédito e nas áreas de microfinanças e de cooperativismo de crédito. A versão eletrônica estará disponível no site http://www.uasf.sebrae.com.br/ também a partir da próxima semana. Aguardem!