segunda-feira, 5 de julho de 2010

A semana: Fim da hipocrisia, campanha eleitoral começa oficialmente nesta terça-feira


O início oficial da campanha eleitoral abre, nessa terça-feira, uma nova etapa no calendário, com os candidatos livres para conquistar o eleitor. Hoje é a data limite para partidos oficializarem ocandidatostodos os cargos em disputa. Amanhã, esse exército de aspirantes, no qual se incluem os presidenciáveis, sai em busca de votos.

A campanha no rádio e na TV vai esperar um pouco mais, já que tem início em 17 de agosto, mas o marco de 6 de julho representa o fim da hipocrisia, abrindo, inclusive, a temporada de comícios, que coloca em teste os chamados palanques estaduais. Inaugura, também, a utilização de aparelhagem de som na sede dos partidos e em veículos, além da campanha na internet.

A disputa presidencial, segundo as mais recentes pesquisas do Datafolha e do IBOPE, mostra a retomada do equilíbrio entre Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB. O empate técnico é rigoroso, tanto no Datafolha (39% para Serra e 38% para Dilma) quanto no IBOPE (iguais em 39%). Marina Silva tem os mesmos 10% nas duas sondagens. Nas simulações de segundo turno ocorre novo empate técnico entre Dilma e Serra.

O tucano se recuperou, no caso do IBOPE, que havia apontado recentemente vantagem de cinco pontos em favor de Dilma, ou se manteve em situação de empate, de acordo com o Datafolha, beneficiado pelas inserções nacionais na programação do rádio e na TV. O favoritismo de Dilma, no entanto, não foi abalado, como atestam, entre outros, a influência do presidente Lula, a maior pontuação na pesquisa espontânea e a menor rejeição.

O Congresso tenta acelerar as votações nas duas últimas semanas de trabalho antes do recesso. A Comissão Mista do Orçamento pode votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pavimentando a decisão do plenário na próxima semana.

A Câmara vai trabalhar pela conclusão do marco regulatório do pré-sal, dando a palavra final sobre o regime de partilha e o Fundo Social, fundidos em uma só peça. O Senado pode votar a estatal que vai gerenciar os futuros contratos, a Pré-Sal Petróleo Brasileiro, antiga Petro-Sal.

O presidente Lula dedica a semana à visita a países africanos, culminando com a cerimônia de encerramento da Copa do Mundo em disputa e com o lançamento do emblema oficial da Copa de 2014, que vai ser realizada no Brasil. O presidente só retorna ao país na outra segunda-feira.

Entre os indicadores econômicos o destaque é o IPCA de junho, que o IBGE vai divulgar na próxima quarta-feira. Ao lado dos índices de preços, números da indústria, agricultura e serviços também estão em pauta.

Por: Carlos Lopes

www.santafeideias.com.br