segunda-feira, 28 de junho de 2010

A semana: Relatório de inflação se destaca por projeções

O relatório de inflação do segundo trimestre, que o Banco Central divulga na quarta-feira, deve constituir importante instrumento de projeção para os próximos seis meses, bem como para a troca de comando de governo, cuja transição se inicia a partir do fechamento das urnas de outubro. O final do mês reserva a divulgação das contas do Tesouro e do setor fiscal consolidado pelo Bacen.

O período também se abre para o resultado da balança comercial de junho e para o comportamento no mês de índices de preços, como o IGP-M da FGV, o IPC-S, da mesma instituição, e o IPC da Fipe.

A legislação eleitoral prevê o fim do período de convenções para a definição de coligações e dos candidatos para todos os cargos em disputa. Até quarta-feira, quando o Democratas realiza a sua convenção nacional, vai ficar no ar a possibilidade de mudança do nome do candidato a vice na chapa de José Serra, do PSDB. A escolha do senador Álvaro Dias, também tucano, deixou os demistas irritados. A tendência, contudo, é que o DEM se conforme e mantenha o apoio ao candidato do PSDB, cedendo o tempo de TV a que tem direito, estimado em três minutos por bloco ou seis minutos diários.

Eleição tem dessas coisas. As pesquisas não conferem a mínima importância para o candidato a vice em uma chapa, mas desde que ele não atrapalhe. Não se pode assegurar que seja este o caso de Álvaro Dias. Ele pode trazer votos para Serra no Paraná, se desconstruir a candidatura de seu irmão, Osmar Dias (PDT), ao governo do estado com o apoio do PT. Mas na hipótese de vitória de Serra, vai ser um preço caro a ser pago durante quatro anos.

A partir de sábado, a legislação eleitoral restringe a liberdade dos agentes públicos no que diz respeito a uma série de itens, como admissão e demissão (sem justa causa) de funcionários e concessão de vantagens financeiras. Outras restrições são impostas a transferências voluntárias para estados, e destes para municípios, salvo em contratos já em vigor, à propaganda institucional e aos pronunciamentos em cadeia de rádio e TV, a não ser que Justiça Eleitoral reconheça a urgência da matéria. Do contrário, tudo deve se dar no horário eleitoral.

Nova pesquisa de intenção de votos deve estar pipocando a partir desta segunda-feira. Foi feita pela Vox Populi por encomenda da Rede Bandeirantes e registrada na Justiça Eleitoral quinta-feira passada.

O Congresso deve se manter esvaziado, projetando esforço concentrado para semana quer vem. O presidente Lula inicia viagem à África na próxima sexta-feira e deve assistir a final da Copa do Mundo, dia 11, na África do Sul.

Por Carlos Lopes
Consultoria Santafé Idéia