terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ponto de encontro de quem faz arte


Lia Sahadi
especial para este blog

A Casa das Artes, aberta em 1979, é resultado do sonho de Hilton Pinheiro Mendes, de transformar um prédio comercial do Plano Piloto em um shopping que abastecesse as necessidades dos artistas de Brasília e, ao mesmo tempo, divulgasse eventos. Hilton já era proprietário de duas papelarias e de uma fábrica de caixas de papelão. A fábrica começou a tomar-lhe tanto tempo , que resolveu passar as papelarias e a Casa das Artes para dois de seus quatros filhos, Mariana e Hilton Mendes Júnior, no controle do negócio há cinco anos.
Os atuais proprietários afirmam que a cada ano que passa mais retornos positivos estão tendo, e pretendem, até o final do ano, concluir a reforma de ampliação da loja, que passará de 1500m² para 2000m². A loja, localizada na Comercial 102 Norte, oferece todos os tipos de materiais para artes plásticas e artesanais, desenhos artísticos e técnicos, além dos cursos , como o de mosaico nos níveis iniciante e avançado, escultura em pedra-sabão, biscuit, pintura em tecido, desenho e pintura em tela, desenho cômico, pintura espatulada, pirografia, envelhecimento, marmorização, pintura em gesso, decoupage.
Com a reforma, os proprietários pretendem passar a loja, que hoje se encontra no subsolo, para o térreo e manter os cursos no subsolo para poder aproveitar melhor o espaço e oferecer mais variedades de produtos aos seus clientes.
No site: http://www.acasadasartes.com.br/ , clientes e interessados podem tirar dúvidas, dar sugestões e ver cursos disponíveis. A loja também distribui um jornal informativo com a agenda cultural da cidade, promoções e curiosidades.

domingo, 31 de agosto de 2008

Crochêmalhas 2008, oitava edição

Começa, nesta quinta-feira, 04, em Inconfidentes, sul de Minas Gerais, a oitava edição da Feira Crochêmalhas, uma promoção da Prefeitura Municipal , da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, de empresários e artesãos da cidade. A Feira, realizada no Parque de Exposições Norberto Bonamichi, com entrada franca em todos os dias, encerra-se no domingo 07 de setembro.

A Feira de crochê, malhas, viscolycra, tapetes, teares, artigos pra decoração e artesanato terá uma programação diversificada, e busca atrair novos negócios para os empresários instalados no município.

Inconfidentes, uma cidade com pouco mais de seis mil habitantes , vem apresentando, na última década, relevante crescimento econômico. A instalação de diversas indústrias no município transformou a cidade num dos maiores produtores de crochê, malha e fios do Sul do Estado, permitindo que a taxa de desemprego fosse reduzida para 1%. Inconfidentes faz parte do Circuito da Malhas, região do extremo Sul de Minas, formado pelas cidades de Ouro Fino, Jacutinga, Monte Sião e Borda da Mata.

Linhas, tapetes, crochês, artesanatos e malhas produzidos na cidade são comprados por todas as regiões do país. Essa abertura de mercado tem a ver com a qualidade, criatividade e diversidade dos produtos, com investimentos das empresas em tecnologia, preço competitivo e a receptividade da população. São mais de 80 malharias espalhadas na cidade e também na zona rural. Além disso, crocheteiras de outras cidades como Tocos do Mugi, trabalham em tempo integral para o comércio de Inconfidentes.

São mais de 30 empresas especializadas em crochê, o que gera mais de 500 empregos indiretos (as chamadas crocheteiras, emprego informal que garante renda a muitas mulheres do município, contribuindo com o orçamento familiar).

As malharias, que iniciaram suas atividades de maneira informal, com menos de cinco funcionários, hoje estão com mais de 30 empregados diretos, produzindo cerca de 2 toneladas em mercadorias que vão aos quatro cantos do país e, de forma crescente, para outros países, como Canadá, Estados Unidos e países da Europa.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo
(35) 3464-1173

e-mail:
prefeitura@inconfidentes.mg.gov.br
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=53378942