quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Jornalista e, nas horas vagas, artesã


Por Lia Sahadi
Especial para este Blog

A jornalista Maria Cecília Azevedo trabalha prestando serviços na área de Rádio para o Sebrae Nacional. Casada e mãe de duas filhas, nas horas vagas faz bijuterias. Natural de Pelotas (RS), Cecília mudou-se para Brasília, no final da década de 80, à procura de emprego. “Foi amor à primeira vista”, diz sobre a cidade.

Casada há 20 anos, Maria Cecília conheceu o marido Marcelo, em uma viagem de férias ao Sul para visitar seus parentes. Do casamento, nasceram Mariana e Camila, 16 e 12 anos, respectivamente. Passou a produzir bijuterias para seu próprio uso. E, conforme ia usando, as pessoas se encantavam o que lhe deu idéia de fazer peças tambem para vendas. “Eu sempre achei que não tinha habilidade nenhuma. Não gosto de cozinhar, não sei costurar. Descobri que tinha talento além da minha profissão, fazendo biju”, afirma.

Maria Cecília sempre que viaja procura peças diferentes para que suas bijuterias tenham um diferencial das encontradas em lojas. Gosta de fazer peças diferentes do convencional, únicas, mantendo-se sempre informada sobre as tendências do momento.

“O mercado é inesgotável, porque as mulheres são muito ecléticas, têm os mais variados gostos”, diz. Por se ocupar de todo o processo, desde a compra do material, criação, produção e venda, sozinha, e levando em média uma hora e meia em cada peça, não há grandes quantidades de peças disponíveis. Mas aceita encomentas encomendas.

Cobrando entre R$25,00 e R$45,00, a artesã garante que faz as bijuterias muito mais para satisfação pessoal do que para retorno financeiro, pois é um momento em que encontra paz e descanso para a mente. Mas admite que o dinheiro ajuda nas despesas pessoais

Maria Cecília diz que é gratificante ver pessoas em ambientes de trabalho ou de festas usando peças de sua criação. Com a proximidade do Natal, está investindo em conjuntos de colares e brincos, além de pulseiras, boas sugestões de presentes.

Um comentário:

Ciça disse...

Clarinha adorei..fiquei mais interessante aí no teu blog do que na vida real!!!Obrigada pela oportunidade..bjs...