quinta-feira, 31 de julho de 2008

Atividade autônoma de limpeza de veículos continua rentável no Distrito Federal

Texto e fotos Lia Sahadi
Especial para este Blog

Lava Rápidos, instalados em Kombis, já são marca registrada do Sudoeste, uma das regiões mais valorizadas do Distrito Federal. As Kombis são encontradas em praticamente todos as quadras. Faça chuva ou sol, estão sempre por lá, à espera de seus clientes. A idéia do negócio é creditada a um senhor chamado Hélio, o pioneiro ao lavar carros em meio às áreas comerciais do Sudoeste, há nove anos.

Emerson Francisco da Costa,33 anos, é um dos que aderiram à idéia. Hoje, 3 anos após ter largado seu emprego na área de informática para tentar a sorte como empresário, diz que não se arrepende nenhum pouco da mudança . Nesse ramo já conseguiu notáveis melhorias em termos de renda que, na su avaliação, devem ter prosseguimento.

Trabalhando de domingo à domingo, das 08h às 18h e cobrando de R$20,00 à R$30,00, dependendo do tamanho do carro, Emerson diz que consegue viver bem com esse dinheiro, que lhe permite pagar a escola de seus dois filhos, aluguel da moradia e ainda o salário de três funcionários, dois que trabalham todos os dias e um que vai aos finais de semana, quando o movimento é maior.

Há 3 anos no mesmo local, Emersom tem clientela assídua e acredita que a seriedade e a honestidade são a chave do sucesso. "Quando a gente trabalha certo, a gente acaba seguindo metas, e trabalhar honestamente é o nosso objetivo. Então acho que Deus tem nos abençoado", completa.

Tempo atrás, os lavadores de carros tiveram problema com a Administração do Sudoeste por estarem utilizando energia ilegal da rua e trabalhando de forma irregular no estacionamento. Resolveram então, se reunir para montar uma cooperativa. Porém, ainda não tiveram sucesso devido ao excesso de burocracia. Ma não desistiram e, dentro do processo de regularização da atividade criaram a Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Conservação de Veículos Automotores; compraram geradores de energia, que se encontram dentro de cada Kombi, utilizam adesivos de identificação e uniformes. Tudo passou a ser muito organizado.

Segundo Emerson, o principal intuito da associação é continuar gerando empregos, sempre dentro da lei. Ele avalia que a grande concorrência nesse ramo, não atrapalha, pois hoje, em Brasília, há mais de um milhão de automóveis, segundo o Detran do Distrito Federal.

Nenhum comentário: