quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cresce a demanda por orgânicos

Por Lia Sahadi
Especial para este Blog

As pessoas, em geral, estão cada vez mais preocupadas em manter a boa forma e a saúde. E, para isso, vêm atentando mais para a qualidade dos alimentos ingeridos. Muitos preferem até pagar um pouco mais caro por produtos agrícolas orgânicos, aqueles cultivados sem uso de pesticidas convencionais, fertilizantes artificiais ou dejetos humanos e processados sem radiação ionizadora ou aditivos.

No que se refere a animais, são aqueles criados sem o uso rotineiro de antibióticos e sem utilização de hormônios de crescimento. Na maioria dos países, alimentos orgânicos não podem ser geneticamente modificados e devem passar por uma cuidadosa inspeção de produção. Para atender a demanda crescente por orgânicos empresas urbanas e rurais têm investido e se especializando nessa área. Este é o caso da Fazenda Malunga, localizada no PAD-DF, distante 70km de Brasília. Lá se produz hortaliças, laticínios, aves e ovos caipiras, grãos e frutas. Também oferta saladas prontas, achocolatado, açúcar, entre diversas outras opções saudáveis para sua cozinha.

A Fazenda Malunga (nome de origem africano, que significa “reunião de amigos”), surgiu há 15 anos , após um estudo feito na Universidade de Brasília (UNB) sobre o uso intensivo de agroquímicos em produção de hortaliças. O responsável pelo projeto é José Carlo Viana Valle, que começou a vender o que ali se produzia em feiras de produtos orgânicos de Brasília e também diretamente ao consumidor com entregas em domicílio.
Há dez anos as vendas foram ampliadas para redes de supermercados. O faturamento da Fazenda cresceu nestes 25% ao ano, no período de 2005 a 2008. Hoje a fazenda distribui em tormo de 20 toneladas de produção própria/mês diretamente nas residências dos clientes ou por meio de feiras, lojas de produtos naturais e supermercados.

Sofia Helena, bancária, sempre manteve verduras e frutas, as mais diversas, no cardápio diário da família por acreditar que a boa alimentação é o segredo para uma vida melhor. Há dois anos passou a comprar verduras orgânicas produzidas pela Fazenda Malunga encontradas nos supermercados que freqüenta. Mas, depois de conhecer o site da Fazenda, passou a comprar diretamente. Além de economizar tempo, chega a economizar praticamente 30% em cada compra. “Depois que passei a comprar verduras orgânicas, não mudo mais. O sabor é muito melhor. Além disso são mais crocante” afirma.

A Fazenda Malunga tem uma área de 129 hectares e conta com uma equipe de 35 funcionários, envolvidos em atividades desde o plantio até a comercialiazação dos produtos. Os funcionários, periodicamente treinados, tem participação nos lucros das empresas, e seguem normas que evitam o desperdício de energia. Os resíduos são aproveitados como adubo. O reflorestamento e barreiras vivas diminuem significativamente as perdas na irrigação por evaporação ou ventos.

Mais informações: www.malunga.com.br

Nenhum comentário: