segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Governo se diz preparado para responder à crise


por Carlos Lopes

Politica&PoderSantafé Idéias



O governo brasileiro se diz preparado para tomas as medidas necessárias ao enfrentamento da crise financeira internacional. Tal disposição foi reiterada por autoridades do primeiro escalão após a rejeição do pacote de resgate de títulos hipotecários imobiliários pela Câmara de Representantes dos Estados Unidos.
Foram porta-vozes desse posicionamento do governo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em Belo Horizonte (MG). Pela manhã, ambos haviam participado de uma reunião de avaliação com o presidente Lula, ao lado do ministro do Desenvolvimento Econômico, Miguel Jorge, e de representantes da Camex e da secretaria de Política Agrícola.
A informação no sentido de que Henrique Meirelles passaria a coordenar reuniões semanais de ministros, veiculada pelo “Jornal Nacional” da Rede Globo, não foi confirmada nem desmentida pela comunicação do Palácio do Planalto. Segundo a fonte da notícia, as reuniões teriam como objetivo avaliar concretamente a situação financeira.
Caso tal decisão venha a se confirmar, o presidente Lula estaria fazendo uma cirúrgica separação de papéis, visando a um quadro mais realista do que se passa no setor financeiro. As avaliações do ministro Guido Mantega têm um fundo otimista insanável, ao passo que Meirelles não disfarça a gravidade do quadro, por mais que os dois partam do princípio que o país está mais forte do que em períodos passados para enfrentar a situação colocada.

Nenhum comentário: