terça-feira, 28 de outubro de 2008

Brasil precisa renovar confiança na economia de mercado, diz presidente da CNI

A crise financeira mundial , basicamente uma crise de confiança, que começou com a deterioração das carteiras hipotecárias das instituições financeiras americanas, coloca em pauta temas impensáveis há poucos meses. Discute-se, por exemplo, até que ponto são válidas, para controlá-la, medidas governamentais intervencionistas de mercado como a estatização do crédito.

Qual consultor, qual analista respeitado, conhecido, imaginou que a crise tomaria as proporções que tomou? E a partir de uma carteira considerada acima de riscos por organismos de supervisão como o BIS, o Banco Central dos bancos centrais de todo o mundo? Veja declarações do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira, em Brasília.


  • O Brasil precisa, nesse momento de crise financeira internacional, evitar os retrocessos institucionais e renovar os valores pétreos de confiança na economia de mercado.
  • O nosso potencial de crescimento econômico será ainda maisimpactado caso haja ambigüidades em relação ao papel da livre iniciativa.
  • A busca de soluções para os problemas da crise financeira não pode se transformar “em senha para investidas contra o empreendedorismo,
  • Prevejo tempos duros pela frente em nossa ação de defesa da agenda da indústria. Um setor empresarial uno, organizado e articulado é fundamental para que evitemos a irradiação de novas ondas intervencionistas.

Nenhum comentário: