domingo, 31 de agosto de 2008

Crochêmalhas 2008, oitava edição

Começa, nesta quinta-feira, 04, em Inconfidentes, sul de Minas Gerais, a oitava edição da Feira Crochêmalhas, uma promoção da Prefeitura Municipal , da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária, de empresários e artesãos da cidade. A Feira, realizada no Parque de Exposições Norberto Bonamichi, com entrada franca em todos os dias, encerra-se no domingo 07 de setembro.

A Feira de crochê, malhas, viscolycra, tapetes, teares, artigos pra decoração e artesanato terá uma programação diversificada, e busca atrair novos negócios para os empresários instalados no município.

Inconfidentes, uma cidade com pouco mais de seis mil habitantes , vem apresentando, na última década, relevante crescimento econômico. A instalação de diversas indústrias no município transformou a cidade num dos maiores produtores de crochê, malha e fios do Sul do Estado, permitindo que a taxa de desemprego fosse reduzida para 1%. Inconfidentes faz parte do Circuito da Malhas, região do extremo Sul de Minas, formado pelas cidades de Ouro Fino, Jacutinga, Monte Sião e Borda da Mata.

Linhas, tapetes, crochês, artesanatos e malhas produzidos na cidade são comprados por todas as regiões do país. Essa abertura de mercado tem a ver com a qualidade, criatividade e diversidade dos produtos, com investimentos das empresas em tecnologia, preço competitivo e a receptividade da população. São mais de 80 malharias espalhadas na cidade e também na zona rural. Além disso, crocheteiras de outras cidades como Tocos do Mugi, trabalham em tempo integral para o comércio de Inconfidentes.

São mais de 30 empresas especializadas em crochê, o que gera mais de 500 empregos indiretos (as chamadas crocheteiras, emprego informal que garante renda a muitas mulheres do município, contribuindo com o orçamento familiar).

As malharias, que iniciaram suas atividades de maneira informal, com menos de cinco funcionários, hoje estão com mais de 30 empregados diretos, produzindo cerca de 2 toneladas em mercadorias que vão aos quatro cantos do país e, de forma crescente, para outros países, como Canadá, Estados Unidos e países da Europa.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo
(35) 3464-1173

e-mail:
prefeitura@inconfidentes.mg.gov.br
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=53378942

Nenhum comentário: