terça-feira, 13 de outubro de 2009

Em pauta na semana

O presidente Lula dá início nessa quarta-feira a uma viagem de três dias pelo Vale do São Francisco para acompanhar os trabalhos destinados à transposição do Rio da Integração. Na quinta-feira, Lula passa a noite em um acampamento de trabalhadores no interior de Pernambuco. A caravana oficial vai mostrar obras.
  • Em 1994, candidato a presidente da República, Lula percorreu o país na chamada Caravana da Cidadania para mostrar problemas. A Justiça Eleitoral acabou proibindo a utilização de imagens externas na campanha. Agora, quando trabalha para fazer o sucessor, Lula quer mostrar soluções.
  • A primeira etapa da viagem envolve pontos de dragagem do São Francisco na Bahia e obras em Minas Gerais – Pirapora e Buritizeiro. Na quarta-feira à noite, Lula retorna a Brasília, mas no dia seguinte embarca para Pernambuco, visitando obras e acampamentos e pernoitando no chamado Lote 11. O presidente e comitiva ainda percorrem outros canteiros de obras em Pernambuco na sexta-feira, quando encerram a viagem.
  • Os líderes partidários da Câmara vão tentar, nesta terça-feira, definir um calendário de votações para os próximos dois meses, tempo restante para o ano legislativo. É necessária a acomodação de demandas de todo o tipo, que precisam levar em consideração as prioridades do governo, associadas ao marco regulatório do pré-sal.
  • As comissões especiais que analisam os quatro projetos realizam nova bateria de audiências públicas, com destaque para a reunião dos ministros José Gomes Temporão (Saúde), José Pimentel (Previdência) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) na comissão do projeto do Fundo Social. O presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli, vai à comissão que trata da capitalização da companhia.
  • O Senado começa a atividade em ritmo acalorado. A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária discute, nesta terça-feira, as mudanças no índice de produtividade rural para fins de desapropriação e a transferência de recursos governamentais para movimentos sociais ligados ao MST. Um dos convidados da comissão, se é que se pode usar o termo convidado, é o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.
  • Os proponentes da instalação de uma CPI Mista para investigar o repasse de recursos públicos ao movimento dos sem-terra, localizados especialmente no Democratas, dão conta de que já têm as assinaturas necessárias (mínimo de 171 deputados e 27 senadores) para criar a CPI.
  • Na virada do mês, o governo conseguiu que integrantes da base aliada retirassem seus nomes, frustrando a criação de inquérito parlamentar nos mesmos moldes. O governo acusa a oposição de querer o confronto. Os ruralistas acusam o governo de financiar os ataques dos sem-terra às propriedades.
Fonte: NewsLetter Política&Poder
http://www.santafeideias.com.br

http://twitter.com/clarafavilla

Nenhum comentário: