sábado, 11 de outubro de 2008

Crise, Bolsas mundiais continuam derretendo...

As Bolsas de todo o mundo perderam US$ 6,2 trilhões, o equivalente a seis Brasis, só nesta semana. A Bolsa de NY teve a pior perda semanal de toda a história, superior à da semana do 11 de Setembro: 18,15%.

Nesta sexta-feira, 10, o recuo ficou em 1,49%, após os mercados caírem todos em seqüência. Tóquio recuou 9,62%, para o menor nível em 20 anos. Madri recuou 9,14%, maior queda de sua história. Londres caiu 8,85%, perdendo um quinto do valor desde segunda-feira. Paris fechou em baixa de 7,73% e Frankfurt, de 7,01%.

Islândia, Romênia, Rússia, Ucrânia e Indonésia mantiveram suas Bolsas fechadas. O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, chegou a comentar que uma das hipóteses em estudo entre os governantes seria a suspensão mundial das operações em Bolsa até que novas regras sejam definidas para a economia global.

Bovespa

Pela manhã, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) suspendeu os negócios por meia hora quando o índice Ibovespa desabou 10,19%. Investidores voltaram às compras na última meia hora de pregão e evitaram que a Bolsa fechasse o dia com perdas de quase 9%.

O termômetro da Bolsa, o Ibovespa, recuou 3,97% no fechamento e atingiu os 35.609 pontos, o seu nível mais baixo desde setembro de 2006. O giro financeiro foi de R$ 5,42 bilhões. O pânico desta sexta foi provocado principalmente pela percepção dos investidores de que a crise financeira já atingiu a economia real.

Nenhum comentário: