quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Crise: países emergentes vão se reunir em Washington

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, convocou uma reunião do G20, grupo de países emergentes, para o próximo sábado, na sede do FMI (Fundo Monetário Internacional).
O ministro viaja hoje para os Estados Unidos onde participará das reuniões anuais do FMI e do Banco Mundial, que serão realizadas entre nesta quinta-feira (9) e na próxima segunda-feira (13). O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também estará em Washington, onde participa da reunião do Fundo e de encontros com investidores.

O ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) defendeu nesta quarta-feira que o Brics (Brasil, Rússia, China, África do Sul e Índia) atuem de forma coordenada contra os efeitos da crise econômica.

"Eu acho muito importante e essa crise acentua a necessidade de coordenação com outras economias emergentes, como por exemplo, os chamados Brics. Nós temos um enorme comércio com esses países, que é crescente, e no entanto, não se pode deixar à mercê de dificuldades de crédito que possam vir de problemas dos países ricos", afirmou, após participar de encontros com representantes da Nicarágua, sobre acordos bilaterais entre os países.

Amorim acrescentou que sugeriu ainda ao ministro da Fazenda que o mesmo tipo de ação seja feita também entre os países do Mercosul. Para o chanceler, deve ser estudada uma ação conjunta para evitar que ocorreram em outras crises.

Fonte: Folha OnLine

Nenhum comentário: