terça-feira, 11 de novembro de 2008

Novembro já indica retomada do crédito

A média de concessão de crédito no Páis, que caiu em outubro em relação a setembro, já começou a se recuperar no fim do mês passado, reagindo às medidas do governo. A avaliação é do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Segundo dados já em mãos do governo, o crédito chegou ao final de outubro ainda em queda, mas menor.

Quando à adoção de políticas anticíclicas por países afetados pela crise financeira mundial, Meirelles ressaltou que, em se tratando de política monetária, cada governo deve adequá-la à realidade de sua economia.

"Todos temos que fazer políticas anticíclicas, sim, política fiscal, sim, política de liquidez, sim, e cada um tem que adotar a política monetária adequada, sim. Os países estão doentes, precisam se tratar? Sim, mas o remédio difere para cada um, porque têm efeitos colaterais, " afirmou.

Países em boa situação fiscal (como o Brasil) - continuou - podem e devem aumentar gastos, enquanto os mais frágeis precisam do apoio de organismos multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Meirelles não comentou a possibilidade de o Banco Central voltar a aumentar os juros em dezembro, quando se dará a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Apenas ressaltou que não há contradição entre política de juros levando-se em conta a meta de inflação e a política de prover a liquidez do mercado. "Hoje temos que, ao mesmo tempo, olhar para a meta de inflação e prover liquidez."

Nenhum comentário: