terça-feira, 25 de novembro de 2008

Para governo, medidas anticrise estão funcionando

O governo está satisfeito com a capacidade de reação do país e com o resultado das medidas tomadas para fazer frente à crise financeira, exibindo, inclusive, boa dose de otimismo ao vislumbrar uma situação comparativamente melhor do que aquela vivida antes dos primeiros sinais de deterioração no quadro econômico.
As avaliações transmitidas no encerramento da reunião ministerial convocada, ontem, segunda-feira (24) para discutir a crise refletem satisfação e otimismo. Isso transparece na explanação do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e mais ainda no apanhado político do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, sobre o sentido geral da reunião.
Não há qualquer sinal de que o governo vá baixar a guarda em relação aos problemas que possam surgir. Ao contrário, deve continuar agindo e sublinhando as ações em defesa da economia brasileira. O balanço mostra que os ministros Mantega e Henrique Meirelles estão satisfeitos com as medidas tomadas e o presidente Lula satisfeito com as ações do governo.

Crescimento
Manter e até ampliar os investimentos em infra-estrutura agrupados no PAC e estimular o investimento privado, além de dar continuidade aos programas sociais, foram prioridades reiteradas pelo presidente Lula na reunião ministerial. Se houver necessidade de ajustes, estes devem ser feitos preferencialmente no custeio. Segundo Guido Mantega, essas prioridades já representam uma política anticíclica.
Apesar das previsões sombrias para 2009 no plano internacional, o relato do ministro da Fazenda indica que o crescimento de 4% passou a ser encarado como meta e que devem convergir para esse objetivo as medidas tomadas na área fiscal e monetária (redução do custo financeiro).

Mais informações
www.santafeideias.com.br

Nenhum comentário: