terça-feira, 22 de julho de 2008

Confiança do empresário recua

Veja informe distribuído à imprensa pela CNI, nesta manhã:

A confiança do empresário industrial brasileiro caiu no segundo trimestre após quatro trimestres de contínuo crescimento. É o que mostram os dados preliminares do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), divulgado hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O ICEI ficou em 59 pontos (numa escala de zero a 100 pontos, sendo que acima de 50 a confiança é positiva) no fimdo segundo trimestre, uma redução de três pontos na comparação com a pesquisa do trimestre anterior, divulgada em abril. Em relação a julho de2007, o recuo é de 1,3 ponto.

Os dados do ICEI são preliminares por conta da greve dos funcionários dos Correios, que terminou ontem. Parte das respostas dos empresários não chegou à CNI. A tabulação parcial do resultados aponta queda na confiança dos empresários de todos os portesde empresa pesquisados. Na comparação com abril, o índice relativo às grandes empresas registrou o maior recuo, de 4,1 pontos, enquanto o menor recuo foi registrado entre as empresas de menor porte: 1,8 ponto.

A análise dos dados preliminares indica que a redução na confiança dos empresários decorre, sobretudo, da pior avaliação das condições atuais da economia brasileira. Esse indicador específico recuou para 47,3 pontos em julho, apontando que, na percepção dos empresários, há certa deterioração nas condições da economia brasileira.

Ressalte-se que os dados preliminares indicam redução também no índice de expectativas. Os dados apontam para redução do otimismo com a evolução futura da empresa e, principalmente, com a evolução futura da economia brasileira.

O período de coleta das informações foi de 26 de junho a 21 deste mês. A tabulação inicial da pesquisa foi feita com 936 empresas, das quais 164 de grande porte, 293 de médio porte e 479 pequenas empresas. Assim que as entregas postais forem regularizadas, a CNI atualizará o ICEI e o divulgará em seu site (http://www.cni.org.br).

Nenhum comentário: