segunda-feira, 21 de julho de 2008

Destaques da semana: Copom quer inflação de volta ao centro da meta em 2009

por Carlos Lopes
Politica&Poder
Santafé Idéias (www.santafeideias.com.br)
Foto: Agência Brasil

O Banco Central, por intermédio de seu presidente, Henrique Meirelles (foto), sinaliza que está trabalhando e que vai trabalhar para a convergência da inflação à meta de 4,5% em 2009 e é com essa expectativa que realiza a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) terça e quarta-feira para decidir a trajetória da taxa Selic.

Meirelles, que esteve no Senado semana passada, demonstrou, em sua apresentação, a existência de uma inflação internacional e de uma inflação crescente no país, ameaçando desorganizar uma economia que, pela qualidade dos fundamentos, vem se destacando entre os países emergentes no cenário internacional.

O Banco Central se encontra em um estágio de alta credibilidade e a elevação da Selic, qualquer que seja, deve receber um crédito de confiança do meio político. No final de semana, na Colômbia, o presidente Lula pediu paciência em relação à inflação, condenando ações intempestivas como pacotes econômicos, que não estariam sendo cogitadas pelo governo. O presidente considerou a inflação como um problema global que exige soluções globais. Ele pediu o fim do movimento especulativo nas bolsas de mercadorias e defendeu um acordo na Rodada de Doha.

Representantes de 152 países começam a semana em Genebra, para mais uma reunião ministerial da Rodada de Doha na expectativa (não muito alta) de definir rumos para o comércio internacional. Especialistas avaliam que o grande nó dos debates é a questão da agricultura, que se associa com negociações em bens não-agrícolas e serviços.

Em Brasília, com o Congresso oficialmente em recesso, o presidente Lula faz reuniões de ajustes com os ministros da área social e ainda dá seguimento à discussão do PAC Logística. Na quinta-feira, Lula pega o avião novamente, com destino a Lisboa, onde participa de reunião da Cúpula de Países de Língua Portuguesa.

Nenhum comentário: