terça-feira, 22 de julho de 2008

No Achei, livros usados ... tesouros das estantes do meu avô e do meu pai...

Em frente à oficina do competente e sempre gentil Júnior, uma grande e feliz surpresa. Há dois meses estabeleceu-se ali, vindo de um outro ponto na vizinhança, o Achei, livros usados. É um sebinho muito interessante justamente porque não perdeu aquele jeito de sebo. É organizado até certo ponto, o que nos permite ficar ali horas fuçando, garimpando verdadeiros tesouros.

Eu achei vários dos livros que meu avô Dante Favilla gostava de ter por perto como Ben-Hur de Lewis Walace, Coleção Saraiva, 1948, por R$8 (oito reais) e Os últimos dias de Pompéia, de Bulwer Litton, Edições Melhoramentos, 1964 por R$ 2 (dois reais) Também por esse mínimo preço comprei um livro da estante do meu pai, Dário Favilla: Antologia Nacionalista, Editora Fulgor (1959). E a jóia das jóias: As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift , texto completo, Edição Clube do Livro (1956), exatamente igual ao exemplar que meu pai lia para mim e minha irmã.


Agora quero encontrar da lista de livros do meu avô: O manto sagrado e Reis dos Reis. E da lista dos que meu pai lia para mim e minha irmã, antes de dormir, Pinóquio. Não desses ilustrados em versão resumida. Mas em forma de romance e poucas e pequenas ilustrações em preto e branco.


Antes de dormir vou reler o primeiro capítulo de As Viagens de Gulliver. O livro está lindo em suas páginas amareladas pelo tempo e cheios de carimbos de um casal: Tânia e Marcello. Como não escreveram o sobrenome nem dá para saber quem são pelo Google.

Nenhum comentário: