quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ata do Copom sinaliza que BC pode voltar a elevar juros e é destaque do noticiário econômico

Estadão.com - Ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) de outubro, divulgada hoje, afirma que os diretores do Banco Central entendem que "a consolidação de condições financeiras mais restritivas poderia ampliar os efeitos da política monetária sobre a demanda e, ao longo do tempo, sobre a inflação." No encontro que aconteceu no dia 28 e 29 de outubro, o comitê decidiu por unanimidade interromper o ciclo de aperto monetário, mantendo a taxa Selic em 13,75% ao ano.
No mesmo trecho do documento, os membros do Copom sinalizam que a volta do aperto monetário não está descartada, ao defenderem que a política monetária deve atuar "na medida em que o balanço de riscos para a dinâmica inflacionária assim o requerer, por meio do ajuste da taxa básica de juros, ainda que não necessariamente de forma contínua."

GI– As principais bolsas da Europa vivem mais um pregão de fortes quedas, nesta quinta-feira (6). Por volta das 7h15 (horário de Brasília), a bolsa de Londres recuava 2,96%, enquanto a de Paris perdia 3,64%. Em Frankfurt, na Alemanha, a baixa era de 3,09%.

Folha de S.Paulo - Em reunião em Brasília, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, fecharam o preço básico da venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil: cerca de R$ 6,4 bilhões, apurou a Folha. O valor deverá sofrer ajustes antes de a operação se concluída. O preço de venda do banco paulista era o principal impasse nas negociações. Agora, a transação só depende do aval do presidente Lula.

Correio Braziliense - Banco do Brasil vai repassar R$ 4 bilhões ao setor automotivo para financiar a venda de veículos. O ramo foi atingido em cheio pela crise. Os negócios caíram 13,8% em outubro.

Valor Econômico - Estratégia do governo é apoiar o crescimento do mercado interno para compensar, ainda que parcialmente, a retração da demanda internacional, disse ontem o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, durante o seminário "O Valor da Moda", no Rio.
Colaborou: Allan Madsen

Nenhum comentário: