sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Direto da rede...

Folha
Bolsas operaram com ganhos na Europa. mas Tóquio fecha em baixa. Bom humor de investidores divide espaço com temor sobre economia mundial. As Bolsas americanas operam em acom o retorno de compradores ao mercado de ações após dois dias de fortes perdas e apesar de dados sobre o mercado de trabalho piores do que o esperado.

No Brasil, a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) conseguiu encerrar esta semana em terreno positivo, pegando carona no desempenho positivo das Bolsas mundiais. Em um pregão bastante esvaziado, as ações da Petrobras responderam por quase um quarto dos negócios e lideraram a recuperação. Na semana, a Bolsa acumulou perda de 1,6%. E no 2008, o mercado acionário amarga retração de 42,6%.

O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos divulgou, nesta sexta-feira (07) que foram eliminados 240 mil postos de trabalho no mês de outubro, marcando o décimo mês consecutivo de fechamento de vagas no país. O dado reflete a contração de 0,3% no PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre deste ano e sinaliza que no quarto trimestre a economia do país deve manter o ritmo de declínio, aproximando-se de uma recessão.

A taxa de desemprego, por sua vez, subiu para 6,5% no mês passado, contra 6,1% em setembro. Trata-se da pior taxa desde fevereiro de 1994, quando ficou em 6,6% --em março daquele ano, a taxa também ficou em 6,5%.

Estadão– A inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou mais que o esperado em outubro, interrompendo quatro meses consecutivos de arrefecimento, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira, 7. O IPCA subiu 0,45% no mês passado, ante alta de 0,26% em setembro, influenciado pelo preço dos alimentos, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo cálculo.

Veja - As empresas de telecomunicações com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) já perderam 36,3% de seu valor de mercado este ano. O porcentual é resultado da queda nas cotações dos papéis. De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira pela empresa de consultoria Economática, o valor de marcado das 11 operadoras listadas na Bovespa foi reduzido em 20,2 bilhões de dólares entre 2007 e 2008. No ano passado, o valor das 11 empresas somava 55,7 bilhões de dólares. Já em 2008, até a última quinta-feira, as teles valiam juntas 35,5 bilhões de dólares.
  • A companhia aérea Gol anunciou nesta sexta-feira nova queda na taxa de ocupação de suas aeronaves, que agora atingiu 56,8%. Este nível é 12 pontos porcentuais menor do que o registrado em outubro de 2007. De acordo com a empresa, o número de passageiros transportados caiu 17,5% ante o mesmo período do ano passado. A capacidade de transporte da empresa, porém, cresceu no período. Devido à aquisição de aeronaves, houve expansão de 6,1% no mercado doméstico, atingindo a capacidade de 2,66 milhões de passageiros por mês. Já no mercado internacional, houve recuo de 23,8%, para 486.400.
  • Apenas metade das obras impressionistas e modernas colocadas em leilão pela Christie's de Nova York recebeu ofertas na quinta-feira, informou a casa, que admitiu temer um impacto no mercado de arte pela crise econômica mundial maior que o provocado pelos atentados de 11 de setembro de 2001. Em um salão lotado, mas com atmosfera pessimista, pouco mais da metade dos 85 lotes oferecidos tiveram compradores, entre eles um Picasso com tintas surrealistas, "Maria Teresa e sua irmã lendo" (foto), de 1935, vendido ao preço inicial: 18 milhões de dólares.No total, 56% das obras foram leiloadas, mas apenas 11% superaram o valor estimado de venda, incluindo a tela "Livro, pipa e taças" de Juan Gris (1915), vendida por 20,8 milhões de dólares.

Nenhum comentário: