terça-feira, 4 de novembro de 2008

Indicadores industriais

Faturamento da indústria aumentou 2% em setembro, informa CNI . Aguardemos os números de outubro, o pior da crise financeira global.

Maior número de dias úteis contribuiu para o bom desempenho da atividade industrial no mês

O faturamento da indústria de transformação brasileira cresceu 2% em setembro na comparação com agosto, na série livre de influências sazonais. No mesmo período, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1,2%, e o emprego teve expansão de 0,7%. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais de setembro, divulgada nesta terça-feira, 4 de novembro, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“Após o movimento de acomodação em agosto, a indústria de transformação voltou a registrar intenso crescimento em setembro”, diz o estudo. Com isso, a utilização da capacidade instalada atingiu 83,3%, índice 0,3% superior ao de agosto, na série com ajuste sazonal. Conforme a CNI, o bom desempenho é resultado principalmente do maior número de dias úteis registrados no mês. Setembro deste ano teve um dia útil a mais que agosto e três dias úteis a mais que setembro de 2007.

“Enquanto em agosto o menor número de dias úteis influenciou negativamente os resultados daquele mês, em setembro, o quadro se inverteu”, afirma a pesquisa. De janeiro a setembro, o faturamento da indústria aumentou 8% em relação a igual período do ano passado. Entre os 19 setores pesquisados, apenas dois – o de madeira e o de produtos químicos - apresentam retração no acumulado do ano. Os demais tiveram resultados positivos, com destaque para as indústrias de outros equipamentos de transportes, cujo faturamento cresceu 32,3%, e o setor de veículos automotores, que registrou expansão de 23,2% de janeiro a setembro na comparação com igual período de 2007.

As horas trabalhadas na produção acumulam expansão de 6,1% de janeiro a setembro em relação ao mesmo período do ano passado. O indicador aumentou em 15 setores. O melhor resultado foi o das indústrias de outros equipamentos de transportes, em que as horas trabalhadas aumentaram 29% no ano. De acordo com a pesquisa, o emprego na indústria cresce há 30 meses consecutivos. A alta acumulada de janeiro a setembro foi de 4,4% na comparação com igual período de 2007.

O setor de outros equipamentos de transporte, com crescimento de 20%, foi o que mais se destacou na criação de vagas ao longo de 2008. A expansão no emprego também garantiu melhor remuneração para os trabalhadores. Os salários pagos pela indústria aumentaram 3% em setembro na comparação com agosto e acumulam uma elevação de 5,3% no ano. De janeiro a setembro, a remuneração dos trabalhadores cresceu em 15 dos 19 setores pesquisados, com destaque para as indústrias de veículos automotores, alimentos e bebidas e máquinas e equipamentos.

Nenhum comentário: